Na busca por conquistar os melhores resultados nos concursos, muitas pessoas vão atrás de técnicas de estudo para que possam receber cada vez mais conteúdo em menos tempo, mas, para essas pessoas, eu tenho uma triste notícia: as técnicas de estudo não te farão aprender da noite para o dia. Elas podem até te ajudar a acelerar o processo de aprendizagem, mas elas funcionam, na verdade, para potencializar os resultados.

As técnicas de estudo somadas se tornam um métodos de estudo. E estes são responsáveis por 80% dos resultados nas provas e concursos. Ou seja, as técnicas te ajudarão a ter mais resultados por organizarem melhor seu conhecimento.

Mas, agora que você já sabe o verdadeiro motivo para buscar técnicas de estudo, vamos para essas estratégias que vão te ajudar?

As 7 técnicas para estudar

  • Usar mapas mentais – Os mapas mentais são uma técnica de estudo muito utilizada por ser extremamente customizável. Cada pessoa faz um mapa mental de acordo com a sua forma de aprendizado e técnicas de memorização. Aprenda como usar mapas mentais.
  • Revisar no tempo certo – Uma das principais dicas de memorização para quem busca vagas em concurso é saber o tempo da revisão. Quando feita no período ideal, o conteúdo ficará fixado em sua mente por muito mais tempo.
  • Testar seu conhecimento – Quem estuda em grupo ou com amigos pode testar seus conhecimentos através de quizzes. Peça para um amigo fazer perguntas baseadas no conteúdo estudado para saber como anda seu conhecimento.
  • Explicar o conteúdo – A melhor forma de perceber se você entende do assunto é explicando para outra pessoa. Quando você usa as técnicas de estudo certas e consegue absorver o conteúdo, pode explicar o assunto para qualquer pessoa.
  • Criar plano de estudo – Planos de estudo são essenciais. Não treine a mesma matéria todos os dias. Seu cérebro ficará cansado. Crie um plano intercalando as diferentes matérias nos dias da semana.
  • Realizar simulados – Os simulados são excelentes para treinar seu conhecimento. Use-os sempre que possível e também pratique com as provas passadas de editais semelhantes. Você pode testar suas técnicas de estudo na prática.

Dica bônus: Não se prenda às técnicas de estudo

Depois de conhecer essas técnicas de estudo, você precisa ter em mente que cada pessoa tem um estilo. Algumas são visuais, outras aditivas, sensoriais etc. Isso significa que cada uma aprende de uma forma diferente. Por isso, as técnicas de estudo não se aplicarão a todas as pessoas.

E esse é o mesmo motivo que faz a primeira técnica, usar mapa mental, ser tão adorada. Você pode criar mapas com fotos, áudios, textos, brinquedos etc. Ou seja, ele pode ser feito da forma que você aprende melhor.

Por isso, a dica mais importante para quem busca por técnicas de estudos é não se prender a elas ou adaptá-las para sua personalidade.