Existem momentos em que todo mundo que está se preparando para o ENEM pensa: “Que assuntos estudar?”.  O que vem à mente é sempre um monte de matérias, e organizar isso pode ser o que fará a diferença.

Não fique perdido, procure os temas mais cobrados e as matérias mais pertinentes e caia de cabeça nos estudos.

Pense que assuntos estudar de acordo com a rotina da prova

Primeiro de tudo, é bom você saber como funciona a prova do ENEM. Hoje, são quatro provas objetivas em que cada uma delas tem 45 questões com respostas de múltiplas escolhas e ainda uma redação dentro da prova de Língua Portuguesa.

As provas são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e, por fim, Matemática e suas Tecnologias.

E cada um desses temas engloba uma série de matérias. É só ficar ligado.

Quais assuntos estudar para o ENEM?

Tudo que diz respeito a línguas, está em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Além de língua portuguesa, literatura e alguma língua estrangeira, o tema ainda engloba artes, educação física, comunicação e tecnologia da informação.

Ciências Humanas e suas Tecnologias é um aglomerado de matérias como filosofia, sociologia, história e geografia. E nesse caso, nos últimos anos, alguns dos assuntos mais aproveitados pelo ENEM nessa tema estão ligados a diversidade cultural, conflitos e questões contemporâneas.

Física, biologia e química entram então em Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Sem esquecer que o ENEM adora gráficos, e se acostumar a lê-los pode ser um passo para sair na frente de seus concorrentes.

Por fim, como é óbvio, Matemática e suas Tecnologias diz respeito à Matemática. O que vem acontecendo nas últimas provas do ENEM é que os números de questões de geometria vêm aparecendo cada vez mais. Assim como a quantidade de questões de geometria analítica e equações.

Portanto, estude. Se você se perguntar “que assuntos estudar?”, a primeira coisa que você deve fazer é, justamente: estudar, começando pela estrutura da prova!