Talvez seja sua primeira vez no mundo dos concursos ou vestibulares. E não se engane, você deve começar a estudar de algum ponto. Quem sai do zero, nesses casos, nem sempre está em desvantagem, basta um pouco de organização e vontade.

Mas se você está perdido e não sabe por onde começar, acompanhe algumas dicas e ferramentas e tenha a certeza que, só fazendo isso, você não estará mais saindo do zero.

Começar estudar do zero com o método certo

O primeiro passo que você deve dar é organizar suas metas. Quando você sabe o que quer, é mais fácil encontrar motivação com isso. Se é um vestibular, saiba que curso vai fazer, se é um concurso, conheça a empresa. Torne tudo isso algo real e próximo de você.

Mas, na hora da organização em si, é bom ter em mente que, tão importante quanto estudar, é deixar um tempo para você fazer algo que não envolva os livros. Tudo bem, pode ser até ler um livro, desde que ele não tenha nada a ver com o que está estudando. Você precisa se divertir, relaxar e deixar sua mente se afastar um pouco da pressão do vestibular ou do concurso.

Crie um cronograma onde estão todas as matérias e assuntos a serem estudados, mas encaixe ali o tempo para você.

Como começar a estudar do zero

Outro passo importante é ser realista. Se aquela tarefa durará quatro horas para ser feita, não separe duas horas em seu cronograma. Encontre seu ritmo de tudo que vai fazer e respeite isso.

Por outro lado, não adianta de nada não chegar ao final do dia e fazer com que esse cansaço passe para o dia seguinte. Encontre uma carga que obedeça a suas necessidades e que nunca atrapalhe o andamento do restante dos estudos.

Mas para todos os especialistas o ponto mais importante é começar logo a estudar. Não adianta perder dias e dias se organizando se nesse tempo você não estudar nada. Por isso, caia logo de cara nos estudos e esqueça que começou do zero, afinal, se já começou, não está mais no “zero”.