Fazer uma boa redação é sempre o passo final para quem pretende passar em um vestibular, concurso público ou prova em geral. Você pode ir bem no resto todo, mas se não conseguir manter a mesma qualidade na hora da redação, verá tudo por água abaixo.

Mas também não é um bicho de sete cabeças fazer uma boa redação, portanto, confira o que é preciso fazer para chegar a uma boa redação.

Fazer uma boa redação começa por uma boa introdução

E a primeira coisa que você deve fazer é entender que qualquer redação deve ser formada por uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Necessariamente nessa ordem.

Mas preste atenção! Uma introdução precisa chamar a atenção e fazer com que o examinador tenha vontade de continuar lendo, ao mesmo tempo mostrando o tema e preparando o resto do texto para expor lados e ideias.

O desenvolvimento mostra lado e informações. Tudo isso preparando para a conclusão, que não necessariamente é a solução para um problema, mas sim, como o nome diz, uma conclusão. Um ponto final onde os argumentos são analisados e o tema é confrontado por uma última vez.

Dicas práticas de como fazer uma redação boa

No resto, seu texto precisa ser simples, opte por palavras conhecidas e adequadas ao tema. Tente manter frases curtas e que se amarrem entre si, sempre facilitando o entendimento da argumentação.

E, nesse ponto, é importante que seu texto tenha clareza. Não deixe nada subentendido. Mostre tudo aquilo que quer passar. Comunique. Opine. Se faça entender!

Por isso é tão importante ser objetivo, mostrar o conteúdo e não repetir ideais e argumentos. Para facilitar o entendimento, use menos palavras e exprima mais ideias. Tenha segurança daquilo que está sendo dito e se preocupe sempre em ser coerente e coeso.

Ao final de tudo, releia. Não tenha medo de cortar e preste muita atenção na ortografia, acentuação e mais toda parte técnica. Com menos erros, o que se destaca é a qualidade da redação. Portanto, dê seu último passo com segurança.