Para muita gente, não existe dificuldade maior na hora de estudar para concursos públicos e vestibulares do que estudar gramática.

Felizmente para essas pessoas, gramática não é um bicho de sete cabeças, e com um pouco de boa vontade, alguns truques e dicas, tudo fica fácil.

Por isso, confira algumas dicas de como fazer a gramática se tornar simples na hora de estudar.

Por onde começar a estudar gramática?

Primeiro de tudo é bom anotar quais são os assuntos que mais “caem” nas provas: Fonologia, ortografia, regência verbal e nominal, crase, pontuação, análise sintática e concordância nominal e verbal.

E para estudar tudo isso é preciso ter disciplina. Não adianta “estudar quando der”, coloque a gramática como ponto importante para seu planejamento de estudos. E mesmo que você não goste muito do assunto, não importa, cumpra seu planejamento e você verá a diferença que isso faz na hora da prova.

Por isso, um dos métodos que tem mais resultados é dividir seus estudos em tópicos. Separe um dia para estudar classes gramaticais, outro para verbos, deixe um dia só para fonologia, estrutura e formação de palavras, ortografia, concordância, regência, análise sintática e, por fim, figuras de linguagem.

Como estudar gramática para concursos?

A outra dica importante é talvez uma das mais simples: leia. É lógico que ler faz diferença não só na hora dos estudos, mas também para toda sua vida. Mas, na hora de estudar gramática, isso é ainda melhor.

Seu vocabulário aumenta, sua habilidade de interpretação de texto se desenvolve e, obviamente, sua capacidade de escrever fica ainda mais à flor da pele. Três qualidades que te ajudam muito na hora de encarar uma prova.

E se tem dúvidas, fique sempre com um dicionário do lado. E se nessas horas aquele aplicativo no seu celular pode agilizar, deixe ele de lado e compre um físico, já que “passear” por um dicionário para procurar as palavras ajuda mais ainda no raciocínio e te apresenta algumas outras palavras.

Estudar gramática pode ser um problema para muita gente, mas, acredite, tudo fica fácil com um pouquinho de esforço e as dicas certas.