Mesmo em meio a equações, fórmulas, tabelas periódicas, datas e afluentes, ainda há muita gente que tem sua maior dificuldade na hora de estudar língua portuguesa nos vestibulares e concursos.

Mas não se preocupe, o que não faltam são dicas e técnicas que te ajudarão a potencializar o estudo de português, gramática, literatura e o que mais vier nesse pacote.

Estudar língua portuguesa pode se tornar fácil

E a primeira dica para você se acostumar com sua língua é nunca ir dormir com uma dúvida. Se não entendeu uma palavra, não sabe se tem acento ou qualquer outro detalhe, procure em um dicionário.

Tudo bem! Não precisa comprar um daqueles tijolões e andar com ele por aí… Dicionários como o Michaelis, o Caldas Aulete e o Priberam já têm versões online que podem ajudar bastante na hora de tirar qualquer dúvida que surja.

E não esqueça nunca do Novo Acordo Gramatical. Então, não confie tanto assim em uma outra certeza, se tiver uma pontinha de dúvida, corra para um dicionário bem atualizado.

Dicas para estudar a língua portuguesa

Uma técnica importante na hora de estudar português é se manter organizado. Não adianta estudar tudo de uma vez só. E se você tem dificuldade isso fica ainda mais complicado. Estrutures tudo muito bem.

Separe por classes gramáticas, verbos, análise sintática, ortografia, concordância, regência figuras de linguagem e, por fim, junte em um tópico só, fonologia, estrutura e formação de palavras, afinal os três passam pelo mesmo estudo da composição das palavras.

E não esqueça dois detalhes importantes: leia muito e pratique. Bater na tecla do “leia muito” pode até parecer repetitivo, mas, acredite, a diferença é enorme, principalmente na ampliação de seu vocabulário e interpretação de texto.

Mas tudo isso passa pelo costume, e se você não praticar, talvez não permita que todas essas regras entrem em sua mente. Português não adianta decorar, é preciso entender e fazer com que todas respostas venham naturalmente. E isso só acontece com muito estudo.