Estudar para concurso é difícil, complicado, dispendioso, cansativo e, muitas vezes, complicado. Muita gente acha que estudar matemática para concurso é tudo e ainda mais um pouco.

Mas nem por isso é preciso ter medo de cair de cara nas somas, equações e fórmulas, até porque, basta um pouco de organização para isso se tornar um trabalho fácil. Porém, uma coisa é certa: quem chega na prova com a matemática em dia, quase sempre sai na frente.

Confira, então, algumas dicas de como melhorar seus estudos de matemática para concursos.

Estudando matemática para concursos

E, talvez, a dica mais simples é “começar pelo começo”. Domine a matemática básica, quanto mais à vontade você estiver com os primeiros passos dos números, somas, subtrações, multiplicações e divisões, mais fácil de obter bons resultados.

Pior ainda, grande partes dos erros acontecem nesse estágio. Um detalhe errado aqui não vai nunca deixar nenhuma conta “fechar”.

Por outro lado, não desanime com o erro! Matemática é muito formada de erros e acertos, por isso, erre, procure o escorregão, corrija, procure ajuda até se for preciso, mas o importante é no final das contas entender tudo que aconteceu.

Enfim, na hora da prova, uma das coisas que mais tiram pontos são as “pegadinhas” nos enunciados. Portanto, leia bem qualquer pergunta e preste atenção no que ele está pedindo.

Estudar matemática para concursos exige concentração

Outra dica que parece óbvia, mas muita gente ainda pena com isso, é seu nível de concentração. Estudar matemática requer muito concentração. Portanto, organize um espaço limpo, silencioso e deixe sua mente focar na matéria.

Por fim, voltando à matemática básica, por mais que o concurso aponte conceitos mais complexos, se você não souber o começo, não entenderá nada do final. Dê alguns passos para trás, tente entender como aquela ideia chegou naquele lugar. Decorar a fórmula final é muito mais fácil quando você consegue entender de onde ela saiu e todos os degraus que formaram essa escada.

Mas não desista, estudar matemática pode ser a parte mais complicada, mas os frutos são os melhores na hora da prova.