Estudar pela internet é possível! Ainda mais nos dias de hoje, onde tudo está ao alcance de um clique. Qualquer informação, dúvida, prova ou resposta, tudo está pertinho de você. Portanto, não há razão para não usar a internet a seu favor na hora de estudar.

Tenha em mente que a internet é um ferramenta poderosa, mas não resolve tudo. Ainda é preciso contar com um discernimento poderoso para não se enfiar em enrascadas de lugares que não cumprem o que prometem, informações erradas e a impressão de que tudo é mais fácil.

Então, tente separar o joio do trigo antes de usar a internet para estudar.

Estudar pela internet traz mais flexibilidade

Primeiro de tudo, é bom lembrar que a internet nunca te apresentará a alguma fórmula mágica, e se você quer realmente ir bem em seu concurso, vestibular ou prova, a internet ajuda, mas o que você deve mesmo fazer é estudar, onde quer que seja.

E um dos meios de obter isso é, por exemplo, indo atrás de “bancos de redação”. Sites como Uol, Redação Criativa e Brasil Escola disponibilizam um grande conteúdo de redações prontas de provas que já se passaram. Analise cada uma delas, entenda suas estruturas, temas, modo como passeia pelos assuntos, enfim, reforce sua capacidade de fazer redações através de exemplos de textos comprovadamente certos.

Como estudar para concurso pela internet

Já quando os assuntos são os concursos, existem vários sites que disponibilizam cursos completos para vários tipos de concursos. Alguns são pagos, outros são gratuitos e focam em apostilas e cadernos de respostas, mas o que importa é que, desse jeito, você vai direto aos assuntos pertinentes ao concurso que pretende prestar.

E não esqueça que o que não faltam no Youtube e outras plataformas semelhantes são videoaulas com professores especializados que atendem especificamente o público que está às voltas com esse ou aquele concurso.

De qualquer jeito, a internet está ai para complementar seus estudos, nunca para ser seu único meio. Por isso, use-a com parcimônia e, sobre tudo, estude muito. Como eu disse, se existe uma fórmula mágica, ela é estudar.