É normal sair do ensino médio com dúvidas. Talvez tentar uma faculdade. Quem sabe um concurso. O que importa é que você olha para ensino qualquer que seja e tente se preparar para o futuro.

Portanto, ao mesmo tempo em que a alternativa de tentar um concurso público vem crescendo, entender que o caminho pode ser uma faculdade também faz com que isso se torne uma opção viável.

São várias perguntas e algumas poucas respostas. Mas se você está em busca de liberdade financeira, não importa, você precisa ir atrás de uma opção.

As vantagens do concurso para ensino médio

O lado bom de tentar um concurso público logo de cara depois do ensino médio é que você não terá que se adaptar a uma rotina pesada de estudos, já que você já vem de uma situação semelhante. Ainda mais quando a grande maioria das disciplinas cobradas em concursos de nível médio estão frescas em sua memória.

Outro ponto que pode levar muita gente a escolher esse caminho é a estabilidade. Um cargo público nesse momento da vida pode permitir que você consiga até se preparar para cursar uma faculdade.

Portanto, um não impede o outro, basta pensar um pouco à frente.

As desvantagens do concurso para ensino médio

Por outro lado, tentar logo um concurso público pode ser desgastante, principalmente, pois você terá que se adaptar a uma mudança de rotina completa, já que terá que encarar o mercado de trabalho, a burocracia e todas as responsabilidades logo de cara, sem nem ter um tempo para esquecer o ensino médio.

E mesmo que estabilidade possa lhe trazer a possibilidade de cursar uma faculdade depois, talvez interromper esse ciclo de estudos possa desestimular qualquer um a tentar algum tipo de graduação, agora que já está no mercado de trabalho.

Isso pode ficar ainda mais complicado diante da rotina puxada de um trabalho ao mesmo tempo em que tem que estudar.

Por isso, na hora de decidir se deve tentar ou não um concurso público diretamente depois do fim do ensino médio, é bom pensar bem para não se arrepender depois. Mas mais importante, é bom saber que é possível e é uma opção que só você saberá se é o melhor ou não para sua vida.