Todo estudantes do ENEM, vestibulares e concursos tremem naquela hora que analisam sua organização e leem: “matemática básica exercícios”. E quando só os números, fórmulas e cálculos já são um problema, exercitar isso pode ser ainda mais complicado.

Mas talvez não seja preciso ficar tão em pânico assim, já que o que não faltam são sites e blogs que te ajudam na hora exercitar tudo aquilo que você estudou.

E acredite, não existe jeito melhor de estudar matemática do que fazer um monte de exercícios.

Matemática básica: Exercícios na internet

  • Pense Matemática – Com download totalmente gratuito, o site Pense Matemática dispõe uma lista de 50 exercícios de matemática básica. Melhor ainda, o site ainda coloca à seu dispor a possibilidade de conferir um vídeo especial sobre conjuntos numéricos, proporções, porcentagem e regras de três.
  • Projeto Medicina – O site coloca à disposição uma espécie de prova com vinte questões, assim como a resolução cuidadosa de todos os exercícios, tanto em um texto em PDF, quanto em um vídeo (o que vale quase como uma aula). A lista de exercícios conta com exercícios quem envolvem: fração, expressões algébricas, porcentagem, equações de primeiro e segundo grau, potenciação, radiciação e operações fundamentais.
  • Exercícios Mundo Educação – O site tem uma lista enorme de exercícios, todos separados por assuntos bem específicos, o que torna ele uma lista bem interessante para quem quiser exercitar uma dificuldade ou estudar apenas um ou outro detalhe. Todos exercícios vem com resoluções e dicas.

Estude com os exercícios de matemática básica

Mas o mais importante é saber como usar tudo isso. E o melhor jeito é tentar encarar como uma prova.

Portanto, resolva os exercícios sem calculadora e só veja as respostas depois que tiver acabado todos exercícios. Por fim, anote seus erros e dificuldades e, à partir disso, procure reforçar esses problemas.