“Como posso me concentrar nos estudos?”, está ai uma pergunta que aflige a maioria de estudantes e profissionais que tentam se dar bem em um vestibular ou concurso.

E isso não é uma pergunta exagerada! É realmente complicado se concentrar. Até mesmo quem tem mais facilidade de evitar o mundo ao seu redor sabe que se concentrar nos estudos é, talvez, o maior esforço de quem pretende enfiar a cabeça nos livros.

Mas, para facilitar a vida de quem tem dificuldade, o que pode ajudar a todos é uma série de dicas e técnicas.

Mas, como me concentrar?

E, talvez, uma das dicas mais antigas e que continua funcionando é não se deixar apenas ler, vá em frente e escreva. Faça anotações, resumos e lembranças. Na hora de escrever sua mente acaba usando mais funções e com isso facilita a concentração.

Mas escreva à mão, não digite. Enquanto você está segurando o lápis ou a caneta, você faz uma série de movimentos muito diferentes, o que acelera ainda mais o funcionamento de sua mente e deixa menos espaço para as distrações.

Ainda na parte prática, estude sozinho. Estudar com mais gente é bom para tirar dúvidas ou fazer exercícios, mas na hora de fixar o assunto em sua cabeça, não tem outro jeito a não ser você sem mais ninguém podendo cair na tentação de parar os estudos para conversar de qualquer outra coisa.

Como me concentrar em meio à tecnologia

Mas ainda existem duas dicas importantes para que você se mantenha ligado nos estudos. A primeira dela é desligar tudo de eletrônico ao seu redor, desde TV até celular, internet e o que mais puder apitar, tocar ou te chamar enquanto você estiver estudando.

Entretanto, se você quiser deixar um aparelho ligado, que seja o som, mas é importante que você não escute músicas em seu idioma, já que isso pode te levar a prestar atenção na música e não nos estudos.

E lembre-se sempre que essas distrações podem te meter medo e te fazer perder a distração, mas acredite que você é mais forte que isso e vá fundo nos estudos.