Enfiar a cabeças nos livros às vezes não é suficiente. É preciso se livrar do mundo que nos cerca e conseguir se concentrar nos estudos. Mas nem sempre melhorar a atenção é algo simples de se alcançar.

A boa notícia para todo mundo que tem dificuldade de focar em alguma coisa por muito tempo é que isso pode ser desenvolvido. É lógico que muita gente nasce com uma facilidade enorme de se concentrar, mas quem não teve essa sorte ainda pode treinar e até usar uma série de dicas que resolvem esse problema.

Manter a atenção é complicado, mas pode muito bem ser feito por qualquer um.

Você pode melhorar a atenção

E para não sobrecarregar sua mente, o primeiro passo que você deve dar é começar e encarar suas tarefas diárias como fatias de um mesmo bolo.

Alguns estudos já provam que o ser humano normal só consegue se fixar em um objeto ou tarefa de modo completo por algo em torno de 50 a 60 minutos, o que vem depois quase sempre é uma abertura para a falta de concentração.

Divida então suas tarefas em períodos que abranjam essa duração. Estude em blocos. Faça um intervalo e tente então ir para algo diferente, mantendo sempre sua atenção diante de algo novo.

Como melhorar a atenção com dicas práticas?

As outras duas dicas importantes dizem respeito a seu ambiente de estudo. Primeiro de tudo, elimine qualquer sinal de bagunça e fuja de desconforto, seu corpo quer estar relaxado e nunca rodeado de informações e estímulos que não prestem para nada.

E falando em estímulos, música sempre funciona para te “fechar” em sua concentração. Escolha algo leve e não muito agitado, dê preferência para algo que você conheça e que não seja cantado em sua língua.

Melhor ainda, crie uma playlist com aqueles 50 minutos, quando ela acabar, hora de dar um tempo.