Se existe uma coisa que gela a alma de qualquer estudante de concurso público ou vestibular, é matemática. E tudo fica mais amedrontador ainda quando eles percebem que irão ter que memorizar fórmulas dentro dessa matéria.

E não tem outro jeito! Mesmo diante de diversas técnicas e dicas, decorar uma lista de fórmulas é o único jeito de se dar bem na prova de matemática.

Isso pode ser dolorido e complicado, mas o melhor mesmo é se acostumar logo com isso e aceitar o inevitável.

Mas nem por isso esse caminho precisa ser o mais complicado.

Como memorizar fórmulas com mais facilidade

Talvez o jeito mais fácil de decorar as fórmulas de matemática seja usando-as. Portanto exercite. Mas não fique simplesmente repetindo com um guia do lado, fuja da “colinha” e tente fazer com sua memória.

Erre, tente descobrir sozinho onde errou, teste de novo, use a lógica. Enfim, tente tirar de dentro de sua memória a bendita da fórmula. E na hora que conseguir, não tenha dúvidas, comece uma maratona, aplique-a nas mais diversas possibilidades e situações, faça exercícios e continue repetindo até isso se tornar algo natural.

E quando estiver com ela decorada, encontre uma lógica nela que faça sentido para você. Não importa se uma frase com as iniciais ou um desenho, o que importa é que seu cérebro trabalhe melhor maneira quando relaciona uma coisa à outra, portanto, use isso a seu favor.

Fórmulas de matemática têm uma história

Há ainda outra técnica que ajuda principalmente àquele “pessoal de humanas” que não está muito familiarizado com números.

Lembre que toda fórmula nasce de uma situação específica, necessidade ou situação curiosa. Procure por isso, estude a história por trás da fórmula e de seu criador. Estabeleça uma narrativa onde cada “X”, letra ou número faça sentido de modo menos figurado e mais concreto.

Mas o que importa mesmo é decorar isso e estar preparado para o que der e vier na hora da prova, mesmo diante da mais complicada das fórmulas matemáticas.