É lógico que a principal dica que você pode escutar de qualquer um na hora de passar em provas e concursos é “estude muito”, mas, às vezes, isso não suficiente, ou até podem existir diversos outros caminhos que facilitem isso tudo.

Entretanto, não estamos falando de atalhos e mágica, mas de uma série de conceitos, dicas e ferramentas que facilitam esse trabalho.

Por isso, entenda exatamente o que é necessário para isso e vá adiante.

Passar em provas e concursos é resultado de método

E talvez a primeira dica, e uma das mais importantes, é saber que existe uma enorme diferença entre saber a matéria, ter estudado tudo de cabo a rabo e conseguir usá-la do melhor jeito possível. Algo como a certeza de que estudar é bem diferente de fazer a prova.

Fazer a prova necessita de uma carga de quociente emocional, de calma e segurança. E isso você só obtêm daquele bom e velho jeito: praticando.

Sim, mais importante do que ficar enfiado nos livros por dias e dias, é necessário fechar esses pequenos ciclos de estudo com simulados e provas antigas para te fazer se acostumar com o clima e com a pressão do tempo.

Como passar em provas e concursos

A outra grande dica prática para se dar bem em concursos é definir objetivos, não prazos.

Concursos e vestibulares são feitos até passar, não simplesmente “para passar”. Parece a mesma coisa, mas não é.

Quando você faz algo para passar e não consegue, se desmotiva, já quando seu único objetivo é passar, um fracasso aqui pode significar apenas o começo de um novo trabalho.

Por fim, é importante saber que é preciso encontrar o melhor jeito de estudar direito ao invés de simplesmente estudar muito. Estudar direito significa que as poucas horas bem feitas podem ser muito melhor aproveitadas do que dias com baixo aproveitamento.

Encontre seu melhor aproveitamento e veja a diferença. Mas mais do que isso, perceba que cada dica prática significa você mais perto de seu sonho de passar em um concurso ou ir bem em um vestibular, por isso, não deixe de tentar todas possibilidades.