Falou em ENEM, subiu aquele friozinho na espinha, mas talvez o que todo mundo tenha mais medo mesmo é da redação do ENEM. Mas não se desespere, para fazer uma boa redação o que não faltam são dicas e pequenos truques.

Por isso, fique ligado, são dicas básicas, mas são imprescindíveis para que os resultados na redação do ENEM seja incrível.

Como conseguir uma boa redação do ENEM

Primeiro de tudo, lembre-se que do lado de lá de sua prova há sempre alguém corrigindo, não um robô e muito menos um computador. Portanto convença-o de que seu trabalho está à altura daquilo que a prova pede.

De cara, a primeira coisa que você deve fazer é deixar claro o quanto tem domínio da língua portuguesa. E isso passa por atenção na hora de conjugar verbos, não ter erros ortográficos e nem de concordância. Sem nada disso para tirar a atenção de quem estiver corrigindo, o resto pode ser melhor desenvolvido.

E “o resto” quer dizer principalmente entender aquilo que a prova pede e como você irá desenvolver esse tema. Sempre de modo claro e demonstrando que tem conhecimento do assunto e sabe estruturar aquela redação.

Não se esqueça da importância de uma boa redação para o ENEM

Mas uma coisa que ninguém lembra é que pelo método de correção do ENEM, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a nota é dividida entre dois. Mil pontos para a prova objetiva e outros 1000 para a redação. O que demonstra a enorme importância de uma boa redação, afinal ela é meio caminho andado.

O que nos leva a tentar entender o que foi feito nas grandes redações do ENEM até agora. E uma das coisas que os melhores textos tem em comum é a presença de um título. Ainda que ele não seja obrigatório, conseguir abrir seu texto com um título chamativo pode fazer uma grande diferença.

E uma dica aqui é bem simples: organizar seu título por um lado reafirmando o tema e um outro expondo sua opinião. Como por exemplo: “Redação do ENEM: Caminho mais rápido para a aprovação”.

E não ache que isso é mentira. Um bom título e uma boa redação são o melhor jeito de tirar de lado aquele friozinho na barriga e transformar isso em segurança.